quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O propósito de Deus

Quando o Senhor tem um propósito na sua vida, tudo se torna um obstáculo para que não venha a se realizar. Deus até permite muitas coisas acontecerem não porque Ele não nos ama, mais porque Ele quer nos ver firmes, fortalecidos, decididos e estabelecidos somente Nele. Pois tudo ao redor coopera para que não aceitemos as coisas como tem que ser, mais que seja conforme o nosso querer. Mais uma coisa não podemos esquecer, não é como nós queremos e sim como Deus quer, com o nosso jeitinho, só conseguimos afastar a mão de Deus e atrasar o Seu trabalhar em nós. O que poderia levar pouco tempo para obtermos e alcançarmos se tornam anos intermináveis, e batalhas diárias com nós mesmos até novamente nos arrependermos e darmos a direção das nossas vidas novamente ao Senhor.
Por isso a nossa oração deve ser de arrependimento e entrega total ao nosso Deus. Façamos como Ele quer e aceitemos o Seu trabalhar em nossas vidas. Pois quando nos tornamos permissivos Ele pode agir em nós e dispensar aí sim a Sua vontade e propósito em nossas vidas.
Quem nesta manhã possamos ter um "encontro com Deus" no nosso interior, desvendando a Ele os nossos mistérios e permitindo Ele fazer morada em nossos corações, nos saturando completamente, até não restar nada de nós mesmos até termos a Sua plena expressão.
Oh, Senhor Jesus, que nesta manhã possamos te receber como nosso único Senhor e Salvador, entregando-nos completamente a Ti e deixando o nosso velho homem para nos revestir totalmente do novo homem em Cristo Jesus. Que o Seu amor, vontade, fé, misericórdia possam estar completamente expressas em nós. Nos perdoa dos nossos pecados, nos leva a cavar no mais profundo tudo aquilo que não damos importância Pai, mais que nos afastar de Ti e nos leva diariamente a sair da Tua presença. Sonda os nossos corações e vê se há algum desígnio mal, e se houver que o Senhor possa nos limpar e restaurar, perdoar por completo. Amém.

terça-feira, 5 de maio de 2015

A ECONOMIA ETERNA DE DEUS

          Entre os livros históricos do Antigo Testamento, está o livro de Rute. Para compreendermos a razão da presença desses livros históricos no Antigo Testamento, precisamos ver claramente que a  grande revelação da Bíblia é a economia eterna de Deus. Deus tem um plano, estabelecido desde a eternidade passada, que é ter um povo que O expresse nesta terra e exerça autoridade em Seu nome. Para isso Ele escolheu pessoas (Ef 1:4), regenerou-as por meio de Seu Espírito (Jo 3:5-7; Tt 3:5-7) e está constantemente dispensando-se dentro delas para que, cheias de Sua vida, possam manifestá-Lo. Essas pessoas constituem o homem coletivo, que é a igreja. Desde o início até o fim da Bíblia, Deus fala de Sua economia, quer por meio de figuras quer por meio de revelação.
          Podemos ver isso no relato da criação em Gênesis 1 - 2. Nesse trecho da Bíblia está, aparentemente, apenas o registro da criação de todo o universo - incluindo o homem; no entanto, ali está oculta a economia de Deus. No primeiro dia, temos a luz, que se refere ao dispensar do Pai, que é luz (1 Jo 1:5). No segundo dia, Deus fez o firmamento e por meio deste fez separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento (Gn 1:6-8). O firmamento é a atmosfera, o ar, que na Bíblia representa o Espírito Santo (Jo 3:8; 20:22), e Este é que nos capacita a deixar as coisas terrenas e buscar as celestiais (Cl 3:1-3). No terceiro dia, a porção seca emergiu das águas, e como resultado, a vida surgiu (Gn 1:9-12). Essa porção seca representa Cristo, que ressuscitou vencendo a morte (At 13:33, 34), e ao ressuscitar deu-nos vida (Ef 2:1).
          No quarto dia da criação vemos a lua, a qual representa a igreja; a lua não tem luz própria mas reflete a luz do sol, assim como a igreja não tem luz própria, mas reflete a luz de Cristo - o Sol da justiça (Ml 4:2; Jo 1:4; 8:12). Deus tem a Sua expressão na Terra por meio da igreja, contudo, para que essa expressão seja plena, a igreja precisa multiplicar-se, expandir-se, e isso é representado pelos animais criados no quinto dia, aos quais foi ordenado que se multiplicassem (Gn 1:20-23).
          Até ao quinto dia, no entanto, Deus não tinha ainda uma expressão adequada Dele mesmo, alguém que pudesse identificar-se com Ele. Então, no sexto dia, Ele criou o homem à Sua imagem, conforme a Sua semelhança, e ordenou a ele que enchesse a terra e a sujeitasse (v. 28). É por meio do homem criado, regenerado e cheio da Sua vida, que Deus poderá cumprir Sua economia. Então, o homem e Deus poderão entrar no descanso do milênio, representado pelo descanso do sétimo dia, e depois no descanso eterno, na Nova Jerusalém.
          Assim, tendo em mente que Deus deseja cumprir Sua economia, ser-nos-á fácil compreender a importância do livro de Rute na sequência histórica do Seu plano e, dessa forma, desfrutar todas as riquezas nele contidas.

O ANTICRISTO

          O anticristo é o anjo do abismo; seu nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom (Ap 9:1-11). Abadom significa destruição e Apoliom, destruidor. Satanás, sabendo que só lhe restam três anos e meio antes de ser aprisionado por Deus por mil anos, usará o anticristo para fazer tudo o que for possível para destruir a humanidade. O anticristo é também o homem do pecado, o filho da perdição (2 Ts 2:3-10). Ao escrever sobre isso aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo tinha em mente o livro de Daniel, indicando que o mistério da iniquidade já operava, mesmo em seu tempo e, certamente, de maneira muito mais clara e perceptível hoje. A iniquidade, a ilicitude e o pecado tendem a aumentar neste mundo até o aparecimento do iníquo, o anticristo. Mas o Senhor Jesus o matará com o sopro de Sua boca, e o destruirá pela manifestação de Sua vinda (2 Ts 2:7-8). O anticristo será destruído pela ira de Deus (Dn 9:27; Ap 16:1; 19:15) e esta destruição será executada por Cristo na guerra do Armagedom (16:14, 16), e a derrota do anticristo será total (19:17-21). Com isso, se cumprirão as setenta semanas que o profeta Daniel profetizou a respeito de Israel, será finalizada esta era e virá o reino vindouro de mil anos.


SER DESPERTADOS!

          Por não sabermos quanto tempo ainda temos neste intervalo até o início da última semana, precisamos ser despertados a fim de cooperar com Deus. Desse modo, Seu plano será concretizado, a igreja será edificada e o evangelho do reino será pregado a todo o mundo. Quando isso acontecer, então virá o fim.

domingo, 3 de maio de 2015

LANÇAR ÂNCORAS!

               Quantas vezes passamos por temporais em nossa vida! Quantas vezes perdemos o rumo e ficamos dando voltas! Quantas vezes nos desesperamos e nos agarramos a qualquer coisa que esteja ao nosso redor numa desesperada tentativa de sobreviver e não naufragar! Que fazer?
               Há uma esperança! Ao vermos o mar revolto tentando nos tragar, é hora de lançarmos a âncora. É hora de ancorarmos na Palavra de Deus. É hora de ancorarmos na promessa de Deus. Talvez você pergunte: que promessa é essa e como podemos saber se a  promessa é para nós? Em Gálatas 3:14, 22 lemos que a promessa de Deus é o Espírito: "Para que a benção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido (...) a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem". Baseados nesses versículos vemos que Deus prometeu o Espírito, e essa promessa é dada a todos os que creem.
               Nós já recebemos o Espírito (Romanos 8:11, 15, 16). Cristo já habita em nós (2 Coríntios 13:5). Existe algum problema que seja insolúvel? (Gênesis 18:14). Existe algo maior do que o Senhor que habita em nós? Evidentemente, não. Porém, para experimentarmos isso é preciso crer. Quando cremos, temos esperança. Cremos em Deus, na Sua Palavra e na Sua promessa (Números 23:19; Josué 21:45). Não devemos crer em nossos sentimentos, que são oscilantes, nem nas circunstâncias, que mudam. Deus, na Sua Palavra, nos diz que Cristo é nossa vida (Colossenses 3:4). Você crê nisso?Você pode proclamar isso? A Palavra de Deus também nos diz que somos mais que vencedores por meio Daquele que nos amou (Romanos 8:37). E nisso, você crê? Ele nos diz que Sua graça nos basta (2 Coríntios 12:9). Você crê nisso?
               Algumas vezes seu sentimento talvez diga que tudo isso parece não ser suficiente o bastante para a situação pela qual você está passando. É nesse instante que devemos perceber uma coisa: ou Deus ou seu sentimento está mentindo. Quem é mais confiável: Deus ou nossos sentimentos? "Deus, quando quis mostrar mais firmemente  aos herdeiros da promessa (que somos nós) a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu" (Hebreus 6:17-19). É impossível que Deus minta! Isso nos dá um forte alento e faz-nos correr para o refúgio que é o próprio Cristo. Podemos ter esperança! A nossa alma, que estava à deriva no temporal, agora lançou âncora em algo firme que penetra além do véu, isto é no Santo dos Santos, onde Deus está, que é nosso espírito.
               Deus também deseja testar nossa fé. Deus testa nossa fé para que possamos crescer. Ao sermos testados, percebemos que necessitamos de graça. Por isso, nós O buscamos e recebemos mais da Sua graça. Deus nos testa também para que tenhamos uma fé genuína e verdadeira, que pode passar por provas, como lemos em 1 Pedro 1:7: "Para que uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo". Nossa fé testada e aprovada é mais preciosa que o ouro perecível. "Senhor, obrigado por tudo que Tu és. Obrigado por poder crer em Ti e confiar em Ti. Graças te dou pelas Tuas promessas e pela Tua Palavra que me dá vida e me fortalece. Senhor, todas as pessoas passam por dificuldades e tribulações, mas eu posso crescer e Te glorificar no meio das tribulações. Hoje posso Te louvar, ao invés de reclamar. Senhor, Tua graça me basta!"

O HOMEM EXTERIOR E O HOMEM INTERIOR

               Em Romanos 7:22 lemos: "Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus". Nosso homem interior tem prazer na lei de Deus. Em Efésios 3:16 lemos também: "Sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior". Em 2 Coríntios 4:16 Paulo também diz: "Mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso interior se renova de dia em dia". A Bíblia divide nosso ser em homem interior e homem exterior. Deus mora no homem interior, e o que está por fora desse "homem interior ocupado por Deus" é o homem exterior. Em outras palavras, o nosso espírito é o homem interior, e o que os outros contatam é o homem exterior. O homem interior se veste do homem exterior como se fosse uma roupa. Deus colocou a Si  mesmo, Seu Espírito, a Sua vida e o Seu poder em nós, isto é, no homem interior. Do lado de fora estão a mente, emoção e vontade. Por fora de tudo isso está o corpo, a carne.
               Para que alguém trabalhe para Deus é necessário que o seu homem interior seja liberado. O problema básico de muitos servos de Deus é que o seu homem interior não consegue irromper do homem exterior. Para que o homem interior possa ser liberado, é necessário que ele irrompa do homem exterior. Precisamos ter a clareza de que o primeiro obstáculo para a nossa obra somos nós mesmos, e não outras coisas. Se o nosso homem interior estiver aprisionado, confinado, então o nosso espírito estará encoberto e não será fácil liberá-lo. Se nunca aprendemos a romper a barreira do homem exterior com o nosso espírito, não podemos trabalhar para o Senhor. Nada nos atrapalha tanto quanto o homem exterior. Se a nossa obra terá eficácia ou não, depende de o Senhor ter quebrado o nosso homem exterior e o homem interior ser liberado através do homem exterior quebrado. Isso é fundamental. O Senhor tem de demolir o nosso home exterior a fim de abrir caminho para  para o homem interior. Tão logo o nosso interior é liberado, muitos pecadores serão abençoados e muitos cristãos receberão graça.