quinta-feira, 24 de julho de 2014

ESTUDO VIDA DE APOCALIPSE - MENSAGEM 1

PREFÁCIO


     Pela misericórdia do Senhor, neste Estudo-Vida cheguemos ao ultimo livro da Bíblia, o livro de Apocalipse. Devido ao sutil inimigo de Deus, o livro de Apocalipse tem ficado fechado e poucos cristãos o compreendem. Dificilmente  alguém vê algo de vida, da economia de Deus e do testemunho de Jesus nesse livro. Assim, tivemos encargo da pate do Senhor de termos um Estudo-Vida desse livro.
     Apocalipse é um livro de profecia (1:3; 22:7), pois a revelação que ele contém está em caráter de profecia. A maioria das visões referem-se a coisas por vir. Mesmo as sete epístolas às sete igrejas nos capítulos dois e três, no sentido de sinais, são profecias a respeito da igreja na terra até a volta do Senhor. Embora, esse seja um livro de profecia, não o é meramente em palavras, mas em visões reveladas àquele que vê. Aos olhos de Deus, todas as coisas profetizadas nesse livro já aconteceram e todas foram mostradas àquele que vê, visão após visão.
     No livro de Apocalipse, a maioria dos verbos e predicados não estão no tempo futuro, mas no passado, indicando que os eventos relatados nesse livro já ocorreram. Rigorosamente falando, Apocalipse não é apenas uma profecia, mas também uma revelação das coisas que já aconteceram. Enquanto elas, aos nossos olhos, podem não parecer ter ocorrido, aos olhos de Deus já ocorreram. Aos olhos de Deus, tudo o que é relatado nesse livro ocorreu há aproximadamente dois mil anos. Todos nós precisamos crer nisso. Os cristãos, na sua maioria, consideram Apocalipse um livro de predições e têm curiosidade em compreendê-las. Muitos deles leem esse livro apenas por causa de sua curiosidade, mas precisamos dizer ao Senhor: "Ó Senhor, salva-nos disto. Não queremos conhecer este livro por curiosidade". Digo categoricamente, uma vez mais, que Apocalipse não é meramente um livro de profecia, mas um relato de coisas que já ocorreram.
     Em Apocalipse, duas coisas principais já aconteceram. A primeira é que o testemunho de Jesus foi cumprido pela eternidade. Você não viu a Nova Jerusalém? O apóstolo João a viu há quase dois mil anos.Você crê que está na Nova Jerusalém? Se parecemos loucos por dizer isso, somos loucos segundo a Bíblia. A Nova Jerusalém, a consumação final e máxima da obra de Deus através dos séculos, foi completamente edificada e nós estamos nela! De acordo com os dois últimos capítulos de Apocalipse, a edificação da Nova Jerusalém foi cumprida. Esse primeiro item é do lado positivo.
     Do lado negativo, a segunda coisa principal também já aconteceu: Satanás, o inimigo de Deus, foi tratado. Aos olhos de Deus e até mesmo aos olhos de nosso irmão João, Satanás foi lançado para dentro do lago de fogo (20:10). Satanás, a serpente, está no lago de fogo e nós estamos na Nova Jerusalém. Você viu isso? Se vimos que Satanás está no lago de fogo, não suplicaremos a Deus para tratar com ele. Pelo contrário, louvá-Lo-emos porque o inimigo já foi tratado. Sempre que Satanás nos perturbar, devemos dizer-lhe: "Satanás, você está no lugar errado. Você não devia estar aqui. Você pertence ao lago de fogo. Volte para lá e não venha mais para cá". Você alguma vez já fez isso? Todos devemos fazê-lo.
     A Bíblia é sempre consistente, inclusive quanto à questão de Satanás, o inimigo de Deus. Em Gênesis 3, Satanás veio até a humanidade de uma maneira muito sutil, na forma de uma serpente. Em Apocalipse, Satanás é deliberadamente chamado "a velha serpente" (12:9; 20:2). No livro de Gênesis, a serpente não era tão velha, mas no livro de Apocalipse ela envelheceu; no mínimo está com seis mil anos. Com uma intenção definida, o livro de Apocalipse propositadamente chama-a de "a velha serpente". Na época do livro de Apocalipse, entretanto, Satanás não é apenas "a velha serpente", mas também tornou-se um dragão (12:9; 20:2). De acordo com Apocalipse, esse dragão primeiramente é expulso do céu para a terra (12:7-9). Então, após três anos e meio, ele é amarrado e lançado dentro do abismo (20:1-3). Em Apocalipse 20, vemos que, por ser ainda de alguma forma útil nas mãos de Deus, o Senhor libertará Satanás do abismo no fim dos mil anos (20:7). Após sua libertação, Satanás tentará ao máximo prejudicar a humanidade: "E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha" (20:8 - VRC). Mas, logo em seguida, conforme 20:10, o diabo será lançado dentro do lago de fogo, que é o seu destino e destinação. O livro de Apocalipse tem ficado fechado porque expõe Satanás, desvendando a sua sorte e destinação. Mas agora, no fim dos tempos, cremos que o Senhor abrirá esse livro e nosso coração, espírito e olhos para podermos ver claramente que o inimigo de Deus etá agora no lago de fogo. Aleluia! Satanás, a velha serpente, está no lago de fogo e nós estamos na Nova Jerusalém!
     A Nova Jerusalém é o testemunho de Jesus. A igreja de hoje também é o testemunho de Jesu. Hoje, nós, nas igrejas, somos o testemunho de Jesus. Todos precisamos ver isso ao máximo, esquecendo de nós mesmos, de nossas fraquezas, de nossos pecados habituais e até mesmo do fato de estarmos na terra. Quando alguém lhe pergunte onde está, você deve responder: "Estou na Nova Jerusalém". Na Nova Jerusalém não há insetos, rãs, escorpiões ou serpentes. Além do mais, nessa cidade não há pecado, morte ou mundo. Não há nada, exceto Cristo e o povo redimido e transformado de Deus. Se vimos isso, louvaremos o Senhor e gritaremos: "Aleluia!" Apocalipse 1:1 diz: "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer, e que ele, enviado por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João." A revelação deste livro é composta principalmente de sinais, isto é, símbolos com significado espiritual, tais como os sete candelabros simbolizando as igrejas e as sete estrelas simbolizando os mensageiros [anjos] das igrejas (1:20). Até mesmo a Nova Jerusalém é um sinal, representando a consumação final e máxima de símbolos, através doa quais a revelação torna-se-nos conhecida. O Evangelho de João é um livro de sinais significando como Cristo veio para ser nossa  vida a fim de produzir a igreja, a Sua noiva. O Apocalipse de João também é um livro de sinais mostrando como Cristo está agora cuidando da igreja, e como Ele está vindo para julgar e possuir a terra, e introduzir a igreja, Sua Noiva, na economia de Deus.

1. UM LIVRO DE CONCLUSÃO

     Apocalipse é m livro de conclusão. Se o livro de Apocalipse fosse eliminado da Bíblia, haveria uma grande lacuna, pois haveria um começo, mas nenhum fim. Embora haja o começo no livro de Gênesis, sem o livro de Apocalipse não há conclusão ou consumação. Após ter um bom início e passar por tantos trabalhos, há a necessidade de Deus ter uma consumação. Sem o Apocalipse não há conclusão da economia de Deus. Deus é grande, Ele é um Deus de propósito. Para o cumprimento do Seu propósito, a Sua economia precisa ser cumprida. Muitos estudiosos da Bíblia têm negligenciado a questão da economia de Deus. Se não tivéssemos Apocalipse, não poderíamos ver a consumação da economia de Deus. De fato, acharíamos até mesmo difícil perceber o que é a economia de Deus, pois não veríamos o resultado, o desfecho da Sua economia. Mas, nesse livro, a revelação da economia de Deus dica muito clara porque ele contém a sua conclusão.
     Sem Apocalipse também não teríamos qualquer conclusão para a redenção de Cristo. Cristo veio em carne e morreu na cruz para realizar a redenção. Contudo, que  redenção realiza? Dizer que a redenção de Cristo apenas salva os pecadores e leva-os para o céu é uma conclusão muito pobre. Esse tipo de conclusão não é tão significativa. Em Apocalipse, entretanto, vemos que Cristo nos redimiu, comprando-nos com o Seu sangue, para fazer de nós um reino e sacerdotes. Assim, esse livro desvenda a conclusão da redenção de Cristo.
     Apocalipse 1:6 diz que Cristo "nos constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai". Os crentes redimidos pelo sangue de Cristo não somente nasceram de Deus para o Seu reino (Jo 3:5), mas também foram feitos reino, que é a igreja (Mt 16:18-19), para a economia de Deus. João, o escritor desse livro, estava nesse reino (1:9) e todos os crentes redimidos e renascidos são parte desse reino (Rm 14:17).
     Um dos principais aspectos desse livro é que Deus está restaurando o Seu direito sobre a terra, para fazer dela o Seu reino (11:15). Quando Cristo veio, Ele introduziu o reino de Deus Consigo (Lc 17:21; Mt 12:28). Esse reino foi estendido para a igreja (Mt 16:18-19), a qual introduzirá a consumação do reino de Deus em toda a terra. Por um lado, o reino de Deus hoje está na igreja, mas por outro, está vindo por meio dos crentes vencedores (12:10). Então Cristo e os crentes vencedores reinarão sobre todas as nações no reino milenar (2:26-27; 12:5; 20:4, 6).
     A redenção por meio do sangue de Cristo não apenas os fez reino para Deus, mas também sacerdotes para Ele (1 Pe 2:5). O reino é para o domínio de Deus, ao passo que os sacerdotes, sendo aqueles que expressam a Sua imagem, são para a Sua expressão. Esse é o sacerdócio régio, real (1 Pe 2:9), para o cumprimento do propósito original de Deus em criar o homem (Gn 1:26-28). Esse sacerdócio real está sendo exercido hoje na vida da igreja (5:10). Ele será praticado intensivamente no reino milenar (20:6), e se consumará, de maneira final e máxima, na Nova Jerusalém (22:3, 5).
     O livro de Apocalipse também apresenta uma consumação maravilhosa da igreja. Nesse livro vemos a economia de Deus, a redenção de Cristo e o testemunho da igreja. Sem Apocalipse, poderíamos ler as epístolas repetidas vezes sem perceber que a igreja é o testemunho de Cristo. EM qual das epístolas vemos as igrejas resplandecendo como candelabros na noite escura? Somente no livro de Apocalipse podemos ver isso. Em Apocalipse, as igrejas primeiramente são os candelabros resplandecendo. Por fim, na eternidade, a igreja será a Nova Jerusalém, uma montanha de ouro. Essa é a maravilhosa consumação da igreja. A situação atual é uma mentira e não devemos crer nela. Não diga meramente; "Quão maligna é a Igreja Católica e quão miseráveis são as igrejas protestantes". Precisamos olhar para o outro lado, o lado eterno, onde vemos a Nova Jerusalém. Mesmo hoje, durante a noite escura, temos os candelabros resplandecendo. 
     Junto com a economia de Deus. a redenção de Cristo e o testemunho da igreja, Apocalipse também desvenda o destino do inimigo. Se não tivéssemos o livro de Apocalipse, não saberíamos qual é o destino de Satanás e ninguém seria capaz de compreender por que Deus tem tolerado e ainda está tolerando o Satanás sutil, maligno e sujo. Entretanto, se penetrarmos neste livro e virmos a conclusão do relato sobre Satanás, ficaremos felizes e riremos da serpente. Portanto, em Apocalipse temos a conclusão de quatro itens principais: a economia de Deus, a redenção de Cristo, o testemunho da igreja e o destino de Satanás.