quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cristo, Como A Corporificação Do Pai, Tornou-se O Espírito Que Habita Interiormente Por Meio Da Morte E Ressurreição

CRISTO, COMO A CORPORIFICAÇÃO DO PAI, TORNOU-SE O ESPÍRITO INTERIORMENTE POR MEIO DA MORTE E RESSURREIÇÃO

Leitura Bíblica:
Jo 14:8-11, 16-20, 23; 15:4-5; 16:13-15; 7:37-39; 20:22

VIDA E ESPÍRITO

     A vida é maravilhosa porque é misteriosa. Até mesmo nossa vida humana é um mistério. Quanto mais a vida divina! A vida mencionada repetidamente no Evangelho de João, muito mais do que nos outros Evangelhos. A vida da qual João fala é a vida eterna, incriada, que é o próprio Deus. Certamente uma vida como essa é um mistério! Por fim João nos relata que e:14 ele declara que essa vida é o próprio Espírito de Deus.
     João 1:1 afirma que o Verbo era Deus. A seguir em 1:14 ele declara que o Verbo se fez carne. Contudo em 4:24 lemos que Deus é Espírito. Na eternidade passada havia o Verbo; esse Verbo era Deus. Ele se fez carne, mas também é Espírito. Quem pode explicar isso? A carne e o espírito são invariavelmente postos em contraste em contra o outro. Ainda assim, aqui temos o Verbo, Deus, a carne e o Espírito, todos relacionados um com o outro. O Senhor, mais à frente, menciona o Espírito em João 14, quando diz: "E Eu rogarei ao Pai" para que envie "o Espírito da realidade" a fim de que habite com os discípulos e esteja neles (vs.16-17). A seguir, no próximo versículo Ele afirma: "Não vos deixarei órfãos, virei para vós", querendo dizer isso que a vinda do Espírito é a própria vinda do Senhor. Naquele dia Ele estaria neles (v.20), mostrando-lhes as mãos e o lado. A seguir "soprou neles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo". O Senhor não chegou ensinando ou dando ordens, mas soprando! Ele soprou o Espírito Santo neles. No grego, a palavra para espírito e para sopro é a mesma. Desse modo podemos também traduzir o que o Senhor falou por: "Receberei o sopro santo". Quando Ele soprou neles, o que receberam foi o Seu sopro. Eles receberam o Espírito Santo inspirando o sopro do Senhor.
   

Um Casamento na Luz

UM CASAMENTO NA LUZ

     "Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz, consiste em toda bondade, e justiça e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as cousas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas, porque tudo que se manifesta é luz" (Efésios 5:8-13).

ANTES EM TREVAS

     A situação atual mostra que o mundo todo, incluindo os casais, não só está em trevas como também se tornou trevas. Apesar de muitos não saberem e não perceberem, existe um domínio espiritual prendendo as pessoas e as famílias nas trevas. A esse domínio espiritual a Bília chama de império das trevas (Colossenses 1:13), debaixo do qual estávamos nós antes de crermos em Cristo, de recebermos a Cristo. Naquele tempo estávamos em trevas e não sabíamos distinguir o certo do errado e não entendíamos a própria maneira de agir. Não tínhamos noção de onde viemos e nem para onde iríamos. Não conseguíamos ver o propósito de nossa vida, muito menos dos eventos que nos aconteciam. Por estarmos em trevas, facilmente perdíamos o rumo de nossa vida e não raramente caíamos nos "buracos" da vida. Porque estávamos sob o domínio das trevas, confiávamos naquilo e naqueles que não são confiáveis e não valorizávamos aqueles e aquilo que de fato tem valor. Como podíamos ser felizes estando em trevas? Como podíamos, como marido e mulher, direcionar nossa vida matrimonial, tomar decisões e nos entender quando ambos estávamos em trevas?

HOJE NA LUZ

     Graças a Deus que um dia Ele entrou em nossa casa e entrou em nosso coração. O Deus que de trevas disse "Haja Luz", Ele mesmo resplandeceu em nosso coração e trouxe-nos Sua luz da vida por meio do evangelho e assim nos transportou para Seu reino de luz. A partir daquele momento, a luz nasceu em nós. A luz que prevalece contra as trevas brilhou sobre nós e em nós. Então uma separação começou a ser feita em nossa vida. As trevas, que dominavam até  então, começaram a dar lugar à luz. Antes, víamos apenas os erros dos outros e principalmente os do cônjuge; hoje, oramos pelo cônjuge e usamos seus erros como espelho para ver nossos próprios e nos arrepender. Antes, nos orgulhávamos ao praticar as obras infrutíferas das trevas; hoje, as reprovamos.
     Apesar de termos nascido da luz, hoje precisamos seguir o Senhor, que é luz, para dar os frutos da luz, que são: bondade, justiça e verdade. Precisamos todos os dias nos achegar a Ele em oração para que Sua luz remova as trevas interiores que ainda estão em nós. Também precisamos buscar nos alimentar de Sua palavra que é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos (Salmos 119:105). Muitos casais conseguem ver uma saída para sua vida simplesmente por gastarem mais tempo em ler a Palavra de Deus e se submeterem ao que o Senhor lhes fala por meio dela. Esses casais perceberam que, quanto mais brigavam por suas razões, mais em trevas eles ficavam. Era como se o disjuntor elétrico-caísse, e a luz apagasse. Mas, quando conversavam e oravam, as trevas eram dissipadas. Se desejamos que a luz de Deus continue a brilhar em nossa casa, não podemos apagar nosso espírito (1 Tessalonicenses 5:19), que é a lâmpada do Senhor (Provérbios 20:27). Quando as coisas não estiverem bem em casa, não discuta, não enfrente, não apresente suas razões; entre em seu quarto e comece a chamar o nome de Jesus: "Senhor Jesus, ó Senhor Jesus!". Quando alguma coisa não estiver de acordo com o que você gosta ou deseja, não procure corrigir o cônjuge com "a luz apagada"; antes, volte-se ao Senhor e ore. Assim, com "a luz acesa", será mais fácil fazer com que o cônjuge veja onde estava errado (Mateus 7:4-5).
     Enquanto todas as casas do mundo estão em trevas, as casas do povo de Deus devem ter luz (Êxodo 10:22-23).

ORAÇÃO

     'Senhor Jesus, obrigado por teres me transportado das trevas para Tua maravilhosa luz! Aleluia, porque Tu podes mudar as trevas em luz! Obrigado, Senhor, porque Tua luz, que é viva, elimina as trevas e deixa tudo claro. Senhor, ajuda-me a manter meu espírito sempre aceso! Senhor, me ilumina! Faz de meu casamento um lugar cheio de luz. Senhor, na autoridade de Teu nome, remove todas as trevas de minha casa, mas primeiramente e principalmente de mim. Ó Senhor Jesus, preciso de Ti".