sábado, 12 de julho de 2014

Águas No Vale e Nas Montanhas

ÁGUAS NOS VALES E NAS MONTANHAS

Havia um homem que amava muito o Senhor e O servia dia e noite. Um dia sua esposa morreu, deixando oito crianças. Que grande prova foi essa situação para aquele irmão! Muito jovem, ele sofreu e aprendeu bastante com a experiência que passou.
Passaram-se anos, e, então, outro irmão, conhecido do primeiro, veio igualmente a perder a esposa, ficando só, com quatro filhos. Ninguém conseguia confortá-lo, tamanha a depressão em que ele caíra.
Aconteceu, porém, que o primeiro irmão veio visitar o segundo. Ao vê-lo, o que recém perdera a esposa falou: -Irmão, como me sinto confortado! Agora me sinto refrescado. Você perdeu a esposa e ficou só, com oito crianças. Também perdi a minha, mas tenho só quatro crianças. Há algo em você que me refresca e conforta.
Quanta ajuda levamos aos outros quando desfrutamos Cristo em tempos de dificuldades e teste! Em Deuteronômios 8:7 é dito que na boa terra de Canaã há água fluindo nos vales e nas montanhas. Cristo está conosco e nos supre, não apenas nas montanhas, nos altos picos de nossa vida. Até mesmo nos momentos em que nos sentimos num vale. Ele é água, Ele é água viva a fluir! Tal desfrute é um refrigério para os que passam pelas mesmas dificuldades. Não é nos tempos pacíficos ou nos felizes, e, sim, nos dias de doença, tristeza e dificuldades que tais águas de alívio são produzidas. Quão abençoadamente os que beberem dessas águas ajudarão a outros.

O Caminho Da Vida

O CAMINHO DA VIDA

"E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal" (Gn 2:8-9).
Por qual desses princípios você rege sua vida conjugal: pelo princípio do bem e do mal ou pelo princípio da vida? Muitos pensam que um casal adequado é aquele que procura evitar, em suas ações, o mal (errado) e buscar o bem (certo). Viver baseado no princípio da vida é mover-se pela nova vida que ganhamos em Cristo Jesus. Um casal adequado não é aquele que antes de agir verifica se sua atitude está certa ou errada, mas o que verifica o modo como a vida divina em seu interior está reagindo ao que está fazendo ou que pretende fazer.
Os cônjuges brigam porque geralmente estão sendo orientados pelo princípio do certo e do errado. Por exemplo, quando descobrem, no final do mês, que as despesas estão maiores do que a receita, ambos se lançam em busca de saber quem está certo e quem está errado; quem gastou mais, quem foi mais pródigo. Nesse momento o lar transformou-se em um tribunal onde um assume a promotoria (o ataque) e o outro assume a posição de advogado (a defesa), alternadamente. No final de um bom tempo perdido, de muitas palavras duras terem sido ditas, de ofensas e desgastes, o veredito de quem gastou mais recai sobre a esposa.
O marido está com as provas, seus argumentos foram certeiros e fizeram calar a esposa. Ficou evidente que ele era quem estava certo e a esposa, errada. Esse é o princípio do certo e do errado. Veja este versículo: "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (v.17). Quando levamos nossa vida conjugal ou mesmo nossa vida cristã dessa forma, há sempre uma resposta, uma consequência. Segundo a Bíblia, a morte é o produto tanto para aquele que está errado como para aquele que está certo.
Desse episódio ilustrativo, podemos extrair alguns princípios importantes a considerar em uma discussão: primeiro, tanto o vencedor como o derrotado experimentam a morte espiritual. O sentimento de vazio, fraqueza e mal-estar. Segundo, o que ganha a batalha da argumentação perde o principal, o cônjuge. Terceiro e mais importante: a vida divina se recolhe, deixa de ser expressa. Quarto: O inimigo de Deus sai vitorioso.
O que deve controlar o viver de um casal cristão é o mover da vida divina dentro deles, é o próprio Senhor. Perceba o sentimento da vida, escute seu pronunciamento e aja a partir dela. É ela que diz o que deve ser feito. Muitos casais, mesmo aqueles que se amam, brigam e se separam baseados na convicção de que um deles está certo. Isso não é estranho?!
O "eu estou certo" tem separado mais casais do que os erros. Só a vida une.
A vida conjugal terá um salto em qualidade e e desfrute quando resolvermos viver baseados no princípio da vida.