segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

SÉRIE A REVELAÇÃO E O VIVER DA IGREJA

O que é a Igreja?
     Muitos têm um conceito errado sobre o verdadeiro significado de igreja. Em Mateus 16 lemos: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (v. 18). A Palavra igreja nesse texto é  equivalente a ekklesía, no grego, isto é, a assembleia dos que foram chamados para fora. Diferentemente do que muitos pensam a igreja não é um templo físico, material; tampouco uma organização humana, mas um grupo de pessoas que foram chamadas para fora do mundo. Além disso, o sentido da palavra ekklesía sugere algo dinâmico e não estático. Ao falar sobre a igreja, o Senhor Jesus se referia ao viver das pessoas que nasceram de novo e foram chamadas por Deus para estarem juntas.
     A igreja não é algo físico, fixo e estático, e muito menos uma organização humana. A igreja é o Corpo de Cristo (Ef 1:22-23), é algo vivo, orgânico, e que se move conforme a necessidade da Cabeça, que é Cristo. Como membros de Seu Corpo, recebemos a vida divina para exercer nossa função conforme Sua vontade.

     Em certos lugares, alguns irmãos presumem que somente aqueles que partem o pão, tomam a ceia com eles ou que foram batizados no meio deles são considerados a igreja. Contudo a Bíblia não diz isso, pois todos os que creem são membros do Corpo de Cristo, pois foram batizados para dentro de um mesmo Corpo (1 Co 12:12-13).