segunda-feira, 16 de maio de 2016

O QUE EDIFICA O CORPO DE CRISTO

O QUE EDIFICA O CORPO DE CRISTO

     No Corpo de Cristo cada cristão precisa ser um edificador e cooperar com o crescimento dos demais. Nesta matéria veremos como o apóstolo Paulo nos deixa o exemplo do que fazer. Quando escreveu à igreja em Colossos, ele tomou duas atitudes dignas de nota.
     Paulo deu graças a Deus pelos irmãos (Colossenses 1:3-5). Acaso eram eles perfeitos? Claro que não. Tinham falhas, rugas e manchas espirituais, mas Paulo, ao se dirigir a eles, fez questão de dar  graças a Deus por cada um. Essa deveria ser nossa linguagem e saudação padrão na convivência com os irmãos na fé. Temos irmãos abatidos e acusados pelo inimigo de Deus pelos erros que cometem. Não podemos ter essa mesma postura. Um comportamento crítico, acusatório, derruba qualquer pessoa. Deixemos essa conduta para o inimigo; é ele que nos acusa de dia e de noite (Apocalipse 12:10).
     Como nossos relacionamentos seriam edificantes se, em vez de falar das falhas, falássemos das virtudes! Todo irmão tem algo digno de apreço, um aspecto em que o Espírito Santo já o transformou e outros em que está em processo de transformação. Certa vez, um irmão disse a outro: "Gosto de ver você servindo o Senhor; saiba que Deus não é injusto, Ele está anotado tudo". Outro irmão disse: "Amado, quando participa das reuniões da igreja, você anima muitos irmãos a prosseguir". Gaste um tempo para listar os aspectos positivos que o Senhor já alcançou na vida de seus conservos e dê graças a Deus pelos que  estão na mesma caminhada com você.
     A segunda atitude de Paulo foi orar. No Corpo de Cristo não só pode existir crítica, como também esta deve ser substituída pela oração. Se um irmão não chegou à estatura espiritual adequada ou sua maturidade espiritual não corresponde a seus anos de vida cristã, não adianta criticar, falar de suas "vestes sujas". É exatamente aí que devemos orar. Veja o que Paulo fez pelos colossenses: "Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus" (Colossenses 1:9-10).
     A atitude que edifica o Corpo de Cristo é dar graças a Deus pela vida dos irmãos e orar para que atinjam o crescimento espiritual que Deus espera de cada um: "Senhor Jesus, damos-Te graças por nossos leitores, por tudo o que já alcançaste em suas vidas. Certamente hoje estão mais maduros que ontem. Também Pai, oramos para que eles tenham experiências profundas e mais ricas de Ti. Amém!".

Nenhum comentário: