sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Primeiro Dom: Invocar

O Primeiro Dom: Invocar

O primeiro dom que todos os que creem em Jesus ganham é o de invocar o nome do Senhor conforme Paulo explica: "A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo" ( Co 12:1-3).
Todos os filhos de Deus possuem o dom de invocar: Ó Senhor Jesus! Antes não tínhamos essa habilidade, pois éramos todos mudos; mas hoje podemos exercitar esse dom, invocando a todo tempo e em todo lugar, o nome do Senhor Jesus.

Esperar em Deus

ESPERAR EM DEUS

     Esperar em Deus não é uma atitude passiva, mas é algo muito ativo que implica muito trabalho. Esperar em Deus exige que lutemos contra nossas idéias, nossos arranjos, nossas saídas de emergência. Esperar em Deus demanda que lutemos contra a ansiedade, contra os temores, contra a falta de fé e contra o impulso de nossa carne de querer ajudar Deus. Esperar em Deus leva-nos a voltar sempre os olhos para o Senhor, o invisível Soberano, e afastá-los de tudo o que é visível, lógico e palpável - essas coisas querem provar que é inútil esperar Deus agir.
     Esperar em Deus não é cruzar os braços e esperar que as coisas simplesmente aconteçam, mas é dobrar os joelhos e orar para que Deus apresse o momento de cumprir Sua vontade. Esperar em Deus não é alienar-se de tudo o que ocorre e aceitar os fatos como se fossem uma fatalidade, mas é, mesmo chorando diante de Sua presença, dizer-Lhe que ama Sua vontade, ainda que não a compreenda plenamente.
     Esperar em Deus é desistir de qualquer ação ou pensamento, a não ser o de descansar em Seus braços, confiante em Seu amor e desígnios.
     "Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa. Espera... no Senhor, desde agora e para sempre" (Salmos 62:1; 131:3).

Para Que se Preocupar?

PARA QUE SE PREOCUPAR?

          Jesus, observando como os homens se angustiavam em busca do sustento e dos bens materiais, proferiu as seguintes palavras:
          __ Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Ou considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
          De fato, a natureza espelha o amor e cuidado do Criador. Nela, o mais simples passarinho não é esquecido, nem um lírio passa despercebido. Quanto mais, então, não cuidará Deus de nós, Suas criaturas peculiares, e, sobretudo, filhos nascidos Dele? Certamente nosso sono pode ser mais tranquilo que o das aves, pois nosso Pai celeste conhece todas as nossa necessidades (Mateus 6:26-34).


BARULHO DE LEÃO NOVO

O Dario orquidófilo contou-nos uma interessante história. Um grupo de amigos dele por causa de uma pesquisa de zoologia, foi para as regiões selváticas da África. Cada noite no acampamento, alguém ficava de vigia enquanto os demais dormiam. Certa manhã, ao acordarem, deram-se conta de que o vigia desaparecera e ninguém ouvira nada. Os amigos de Dario ficaram apavorados com o fato. Na noite seguinte, mal conseguiam dormir. De repente , ouviram fortes e assustadores rugidos. Um deles gritou:
__ É o mesmo leão que devorou o vigia de ontem!
Um membro da equipe, mais experiente, acalmou-o dizendo:
__ Desse leão você não precisa ter medo. Esse é um leãozinho novo, que ruge para exibir-se e não permanecer "anônimo". Quem pegou o nosso vigia era um leão adulto, que não faz barulho algum. Talvez ele já estivesse há alguns dias, em silêncio, esperando uma cochilada do vigia para apanhá-lo.
O pecado que nos assedia também age assim. Não há o que temer com relação ao pecado que se nos apresenta de maneira descarada, gritante. Esse nos assusta e fugimos dele. O pecado realmente perigoso é aquele que nos acompanha, o que ocultamos em nosso coração. Ele é silencioso, matreiro, discreto. Observa-nos, em nossa vigilância espiritual e devora-nos sem misericórdia. Não tema o barulho do leão novo, mas o silêncio do velho leão.

Deixe Sua Luz Brilhar


DEIXE SUA LUZ BRILHAR

Naquele reino distante, a população foi tomada de súbito pavor. Repentinamente, em pleno dia, sem nenhuma explicação, o céu escureceu-se e fez-se a mais profunda e densa escuridão. Ninguém enxergava coisa alguma que estivesse a poucos centímetros dos olhos. As pessoas gritavam desesperadas, mulheres choravam convulsivamente, homens amaldiçoavam o fim do mundo.
Enquanto o desespero aumentava, alguém pegou uma pequena vela e acendeu-a. Tão densas eram as trevas, que aquela vela pouco iluminou, mas sua luz foi suficiente para que outra pessoa também encontrasse uma vela para acender, e outra se sentisse reconfortada pela luz, e outra deixasse de chorar, e outra fosse também procurar uma fonte de luz.
Estamos em uma era de trevas -- mesmo os não-cristãos reconhecem isso --, tão densas trevas, que muitos filhos de Deus, aqueles que em Suas Palavras são chamados de "luz do mundo", "filhos da luz", "luzeiros", têm-se omitido em sua missão de iluminar. Nos escritórios, nas fábricas, nas faculdades, nas empresas etc., vemos cristãos que escondem o fato de serem cristãos, por temer a zombaria sobre a luz ou por que sua luz nada consiga mudar naquele lugar.
Precisamos ser ousados e deixar a luz de Deus brilhar em nós. O homem não foi feito para andar em trevas, mas para viver na luz de Deus. Por isso precisamos deixar uma pequena vela em meio às trevas que nos cercam. Isso conduzirá muitos ao reino da luz.
Deus nos constituiu ministros para converter os povos das trevas para a Sua maravilhosa luz (Atos 26:16-18; 1 Pedro 2:9).

O Coração


O CORAÇÃO

Era noite ainda quando Laura e o sogro, seu Raul, armavam a barraca de frutas na feira de domingo. Não era uma tarefa fácil, mas Laura estava muito alegre e começou a cantar, enquanto arrumava cuidadosamente as frutas. Seu coração estava cheio de amor por Jesus e ela cantava hinos de louvor. Seu sogro, ali do lado, ouvia calado o canto da nora. De repente seu Raul disse:
__ Laura, você canta muito bem. Mas por que só canta músicas que falam sobre Jesus? Gostaria que você cantasse para mim um tango ou uma guarânia paraguaia.
__ Depois de pensar um pouco, Laura disse meio encabulada:
__ Não é porque eu não goste de outras músicas, seu Raul. É que do meu coração e da minha boca não estão saindo outros cantos; somente louvores para Jesus!

"Porque a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12:34b).

"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença Senhor, rocha minha e redentor meu!" (Salmo 19:14).

"Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias" (Salmo 90:14).

sábado, 5 de janeiro de 2013

A PROMESSA DE DEUS ASSOCIADA À FÉ DOS PAIS GERA A SALVAÇÃO DOS FILHOS

     A Bíblia contém centenas de promessas. No que concerne aos pais, Deus também fez uma maravilhosa promessa a eles, a saber: salvar os filhos. Em Atos 2:14-41, após sua primeira mensagem, o apóstolo Pedro explicou para os ouvintes que o que estava acontecendo era o resultado de uma promessa feita por Deus a Seu povo. Pedro continuou explicando-lhes que essa promessa de salvação estender-se-ia, também, aos filhos: "Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar" (v. 39).
     Assim, quando olharmos para nosso filhos, precisamos encará-los de forma diferente. Não importando de são bons ou maus, extrovertidos ou introvertidos, Deus prometeu salvá-los. Para que nossos filhos sejam salvos, duas combinações têm de ocorrer, necessariamente; da parte de Deus, Ele precisa prometer, e isso Ele já fez; da parte do homem, é preciso o exercício da fé. Tenhamos clareza de algo; o problema nunca vai estar do lado de Deus.
     Nossos filhos ainda não foram salvos em função de algumas coisas que passaremos a considerar:

APROPRIAR-SE SEMPRE DA PROMESSA E NUNCA RELAXAR


     Primeiro: Deus prometeu salvá-los e nós ainda não nosa apropriamos dessa promessa. Precisamos crer na promessa de Deus e orar, diariamente, por eles. É importante também falar a nossos filhos algumas palavras que permitam a Deus atuar em suas vidas. Desde cedo, precisamos dizer-lhes: "Sabe, filho, você é do Senhor". Até para nós mesmos precisamos dizer: "Eu cuidarei do filho que Deus me deu para que um dia ele possa receber Cristo como sua vida". Podemos dizer para Deus também: "Senhor, meu filho não pertence a mim; lembra-Te, Senhor, ele é Teu; guarda-o em Ti". Para Satanás, nosso adversário, temos de proclamar com confiança e ousadia: "O centro do prazer de meu filho  não é o mundo, do qual tu és o príncipe, antes, Cristo é o centro da vida dele e tudo para ele".
     Segundo: Após sabermos da primessa do Senhor de que ossos filhos serão salvos por Ele, relaxamos. Simplesmente, aguardamos, passivamente, esse dia chegar. Emquanto isso, Satanás usa o mundo com todos os seus recursos, para poder seduzi-los. Se você fizer um levantamento das coisas arranjadas por Satanás para cativar seu filho, certamente prostar-se-á de joelhos diante do Senhor rogando-Lhe, desesperadamente, por Seu poder protetor em favor dele. Com certeza, você orará muito mais por ele. Se você orar, verá um cenário iluminado todo preparado para seduzi-los. É bem possível que com o exercício da oração você tenha uma visão do mundo tenebroso que essa visão que está à espreita de nossos filhos. É possível que essa visão não permita mais você passar um dis sequer sem interceder por seu filho.